Um quarto dos clubes da Série A em 2025 não tem treinador; saiba como está a situação dos 20

Terminada a última rodada do Brasileiro 2024, a temporada chega ao fim para quase todos os clubes (a exceção é o Botafogo, que ainda joga o Intercontinental). O momento agora é de planejar 2025. Mas um quarto dos times da Série A inicia este momento tão crucial sem um treinador.

Dos 20 que farão parte da elite no próximo ano, cinco estão com o cargo de técnico vago. São os casos de Mirassol, Santos, Vasco, Atlético-MG e o Grêmio, que nesta segunda anunciou o fim da quarta passagem de Renato Gaúcho. O ex-jogador se desgastou bastante ao longo da temporada, marcada pelos impactos da tragédia das chuvas em Porto Alegre. A equipe tricolor terminou o Brasileiro em 14º e sem vaga na próxima edição da Libertadores.

– Acho que foi a decisão certa para o momento. Sei que as portas sempre ficarão abertas. Não sou perfeito, tenho meus defeitos. Mas sempre vesti a camisa do clube, sempre procurei defender a instituição. Mesmo não agradando a todos – afirmou Renato em vídeo divulgado no seu perfil no Instagram.

Do quinteto, o Galo é o que parece estar mais adiantado em relação a uma definição. De acordo com a Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, o Atlético-MG vem negociando com Cuca desde a demissão de Gabriel Milito, na semana passada.

No Santos, o presidente Marcelo Teixeira garante já ter acertado com um treinador. Mas diz não poder revelar ainda o nome. O argentino Gustavo Quinteros, do Velez Sarsfield-ARG, é o mais cotado. O uruguaio Paulo Pezzolano, recém-demitido do Real Valladolid-ESP, é outro nome comentado.

Outro clube que pode fechar com um treinador estrangeiro é o Vasco. O português Pedro Caixinha é o favorito do presidente Pedrinho. O problema é que ele também é cotado no Grêmio. O tricolor gaúcho, contudo, ainda não tem um nome definido e trabalha com vários cenários. Tite é outro cogitado para assumir o cargo.

A maior indefinição é do Mirassol. Desde que viu o técnico Mozart acertar com o Coritiba, o clube paulista ainda não anunciou quem irá comandar o time em seu primeiro ano na elite do futebol.

Há também o caso do Sport, que ainda não confirmou a permanência do técnico Pepa para 2025. O treinador português já tem a renovação alinhada com o clube pernambucano, mas o anúncio depende da vitória da situação na eleição marcada para o próximo dia 16. O atual presidente Yuri Romão tenta se reeleger numa disputa marcada pela tentativa da oposição de impugnar sua candidatura e pelo risco do pleito parar na Justiça comum.

E o grupo dos clubes sem treinador por pouco não ganhou um novo integrante nesta segunda, dia em que Cruzeiro e Fernando Diniz se reuniram para definir o futuro. A permanência, inclusive, pode ser considerada uma surpresa. O desabafo do técnico no último domingo, após vitória sobre o Juventude, mostrara que a relação estava por um fio.

Os dias anteriores haviam sido de muitas notícias sobre uma possível demissão de Diniz ao fim do Brasileiro. Ao tentar esclarecer os rumores com o diretor de futebol Alexandre Mattos, o treinador só recebeu declarações vagas.

– Me sinto extremamente desrespeitado, porque estou sabendo isso pela imprensa. O Alexandre Mattos me chamou e me falou que tudo pode acontecer. Eu não posso admitir que uma pessoa me mande uma matéria numa quinta-feira. Eu estou sabendo disso desde quinta-feira, vocês sabem disso. A (rádio) Itatiaia sabe muito mais do que vai acontecer comigo do que eu. Acho um desrespeito muito grande, mas muito grande. Me sinto extremamente desrespeitado.

Com o fim do Brasileiro, outros dois clubes trataram de anunciar a renovação de contrato com seus técnicos. Primeiro foi o Juventude, que confirmou Fábio Matías logo após a última rodada. E, nesta segunda, foi a vez do Vitória oficializar Thiago Carpini em 2025.

Situações dos treinadores ao fim do Brasileiro 2024 — Foto: Editoria de arte/EXTRA

Mais recente Próxima Craque do campeonato, revelação e melhor atacante: Estêvão vive ‘sonho de criança’ no Bola de Prata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *