A HBO informou que seu serviço independente on-line estreará no mês que vem em parceria exclusiva com a Apple Inc., deixando de lado os pacotes de TV a cabo e desafiando a Netflix Inc.
O serviço de transmissão pela internet — conhecido como HBO Now — custa US$ 14,99 por mês e estará disponível no dia 12 de abril, a tempo da quinta temporada da bem-sucedida série “Game of Thrones”, disse o CEO da HBO, Richard Plepler na segunda-feira em um evento da Apple em São Francisco. O HBO Now será disponibilizado exclusivamente na Apple TV, em iPhones e em iPads por três meses.
Ao oferecer o canal premium de propriedade da Time Warner Inc. fora do sinal de cabo, a HBO pode levar mais consumidores a eliminarem o fio e ameaçar o ecossistema da TV. A iniciativa coloca a HBO em confronto direto com o serviço de streaming on-line Netflix, que tem mais de 57 milhões de assinantes em todo o mundo.
“Este é um momento de transformação para a HBO”, disse Plepler no evento. “Tudo o que você precisa para ter o HBO Now é uma conexão de banda larga e um aparelho da Apple”.
A HBO — que transmite séries como “Girls” e ” true Detective” — está negociando com pelo menos cinco empresas, incluindo o Google Inc., para distribuir o serviço web somente, segundo fontes com conhecimento do assunto. A HBO disse que quer trabalhar com seus distribuidores de cabo de longa data e também com novas empresas.
10 milhões de consumidores
O CEO da TiVo Inc., Tom Rogers, disse em entrevista na semana passada, que sua empresa, uma produtora de gravadores digitais de vídeo, está negociando com a HBO a respeito da distribuição do serviço.
Plepler disse que o novo serviço visa a atingir um total estimado de 10 milhões de consumidores que contam com serviço de internet, mas não assinam TV a cabo, nem TV por satélite. Em outubro, a Time Warner anunciou que ofereceria o serviço de streaming de vídeo neste ano, separado do sinal de TV a cabo.
A HBO é uma das várias redes de televisão que está indo atrás de espectadores mais jovens com um serviço de vídeo disponível apenas pela internet. A CBS vende o All-Access por US$ 5,99 por mês e oferece um serviço de notícias on-line grátis chamado CBSN e a NBC Universal, da Comcast Corp., informou que planeja oferecer um serviço de assinatura de vídeos de comédia nos próximos meses.
O Showtime, da CBS Corp., um canal a cabo premium concorrente da HBO, também disse que planeja oferecer um serviço via internet neste ano.
“A demanda pelo nosso serviço nunca foi tão grande”, disse a porta-voz do Showtime, Johanna Fuentes, em um e-mail. “Estamos atualmente discutindo com distribuidoras tradicionais e da internet e levando nosso plano estratégico adiante. Teremos mais notícias em breve”.
Fonte: Bloomberg