Falta d’água: Rio ainda enfrenta desabastecimento em alguns bairros após uma semana; saiba quais

A previsão do tempo para esta segunda-feira já alerta para mais um dia de calor do Rio de Janeiro. E parte da população terá que aguentar sem um refresco. O fornecimento de água segue instável em partes do estado, com destaque para a capital, onde o serviço ainda não foi normalizado, apesar da promessa das concessionárias de que fosse feito durante o fim de semana.

A partir de 2025: Para quarto mandato no Rio, Paes anuncia ‘choque de civilidade’ Sol, calor e pancadas de chuva: chegada de frente fria muda o tempo no Rio

Segundo a Águas do Rio, há “ocorrências pontuais, identificadas durante o período de recuperação do sistema”. Na última terça-feira, para a realização da manutenção programada preventiva anual do Sistema Guandu, o fornecimento foi interrompido pela Cedae. O retorno com capacidade máxima foi postergado por conta do atraso de uma manutenção da Águas do Rio, responsável pelo serviço em parte da capital fluminense.

Nesta segunda-feira, a distribuição de água segue afetada em parte da cidade. Alguns serviços, segundo a concessionária, estão em fase de normalização, enquanto outros ainda estão para serem finalizados. Segue a situação das regiões:

Região Portuária: há um vazamento na Av. Rodrigues Alves, próximo à Rua Cordeiro da Graça. Segundo a Águas do Rio, a Light foi acionada porque cabos de energia foram encontrados no local do reparo. A previsão é que o serviço seja concluído até o final da noite desta segunda-feira.

Zona Sul: equipes atuam no reparo de dois vazamentos em Botafogo. Um é em uma rede que atende à parte baixa da comunidade Santa Marta, e o outro é na Av. Lauro Sodré, altura da Rua General Gois de Monteiro. Além do bairro, Leme e Urca são afetados por esta última ocorrência. As duas devem ser finalizadas ainda nesta segunda-feira.

Zona Norte: técnicos realizaram, no domingo, o reparo de um vazamento na rede de distribuição da Rua Goiás. Piedade, Encantado e Quintino Bocaiúva tiveram o abastecimento impactado.

Parte destas regiões já haviam sido afetadas, na última semana, por um vazamento na Av. Francisco Bicalho. O serviço foi concluído, no entanto, embora passadas as 72 horas do prazo, pode “haver ainda áreas com o fornecimento em processo de regularização”, segundo a Águas do Rio. São elas:

Andaraí Bairro de Fátima Botafogo Catete Catumbi Centro Cidade Nova Cosme Velho Estácio Flamengo Gamboa Glória Grajaú Lapa Laranjeiras Leme Maracanã Praça da Bandeira Rio Comprido Tijuca Santa Teresa Santo Cristo São Cristóvão Saúde Urca (partes) Vasco da Gama Vila Isabel

“O fornecimento nas áreas afetadas deverá ser normalizado em 72 horas, no entanto, esta etapa de regularização do abastecimento é gradual e pode levar mais tempo nas regiões elevadas, nas pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem registradas ocorrências neste período”, diz a Águas do Rio em nota.

Mais regiões afetadas

A Rio+Saneamento confirma que o abastecimento está reduzido na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, e nos bairros Boa Esperança, São Miguel e Campo Lindo, no município de Seropédica, nesta segunda-feira, em razão de duas intervenções realizadas pela concessionária.

Segundo a Rio+Saneamento, na Vila Kennedy são feitas melhorias das bombas que levam água para a região. Em Seropédica, após manutenção, a concessionária atua para regularizar o fornecimento com seis frentes de trabalho. “A previsão é que o abastecimento seja regularizado na tarde de hoje”, diz a empresa, em nota.

Em nota, a Iguá informa que, nesta manhã, “todos os bairros de sua área de concessão já estão com o abastecimento normalizado. No entanto, as regiões mais altas e as consideradas pontas de rede ainda podem apresentar episódios de baixa pressão”.

Mais recente Próxima Rádio Globo comemora aniversário de 80 anos e trajetória de conexão com os ouvintes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *