Após anos de especulação, o empresário australiano e cientista da computação Craig Steven Wright desfez o mistério e assumiu ser o criador da moeda virtual bitcoin. Até então, o feito era atribuído a um japonês de 64 anos chamado Satoshi Nakamoto.
Aos 45 anos, Wright revelou sua identidade aos sites da revista The Economist, da rede de televisão BBC e da revista masculina GQ, por meio de materiais criptografados que provariam o seu feito.
Segundo a BBC, o criador da moeda decidiu mostrar a verdade por que as incógnitas e as especulações em torno de sua identidade estavam penalizando o “sistema financeiro digital” e também sua vida pessoal.
Em dezembro de 2015, o nome de Wright foi especulado em outros jornais, e as autoridades tributárias australianas o procuraram para negociar um repasse ao governo.
A pior das consequência, segundo o empresário, foi terem colocado o foco das notícias sobre pessoas próximas a ele.
“Apareceram uma série de histórias e invenções e eu não quero magoar as pessoas de quem eu gosto, por isso decidi assumir”, admitiu ao site da BBC.
A revelação, no entanto, não convenceu a todos, como no caso da revista The Economist.
“Nossa conclusão é que Wright pode muito bem ser Nakamoto. Entrevistamos pessoas que conversaram com Nakamoto no passado e as histórias eram bem semelhantes. Na verdade, é possível que o real criador da moeda nunca seja descoberto”, diz a revista britânica em seu site.
Fonte: Exame