A American Airlines Group Inc., formada na fusão com a US Airways Group em 2013, dará mais um passo para concluir a união quando combinar os planos das empresas para viajantes frequentes no dia 28 de março.
Os membros do programa de fidelidade da US Airways, o Dividend Miles, serão incorporados ao AAdvantage da American, aumentando o número de clientes deste para 100 milhões e transformando-o no maior do setor. A American, com sede em Fort Worth, Texas, resumiu omtem as mudanças em uma mensagem aos viajantes.
A criação de um plano único é um dos vários marcos neste ano que completarão a integração da maior empresa aérea do mundo, e constitui uma das mudanças mais importantes para os passageiros preocupados com a perda de benefícios ou do status para ganhar prêmios. A mudança conclui o trabalho iniciado nos dois programas de milhagem em janeiro de 2014, aproximadamente um mês depois do fechamento da fusão entre as duas empresas.
“O AAdvantage fez um ótimo trabalho na fusão, especialmente evitando comunicações ansiosas e fazendo algo poucas vezes visto em fusões anteriores: uma fusão proativa das contas em vez de deixar isso para os membros”, disse Randy Petersen, editor da revista InsideFlyer. “O AAdvantage realmente esteve à altura das circunstâncias”.
Os balanços do programa Dividend Miles serão transferidos um por um para o AAdvantage a partir de 26 de março e a maior parte do trabalho estará pronta em 28 de março. Algumas tarefas se prolongarão até o começo de abril, disse a American.
Certificação para operar
A American também espera receber dos reguladores federais neste trimestre uma certificação única para operar, que lhe permitirá operar voos das duas companhias em uma única empresa aérea em vez de continuar utilizando os nomes US Airways e American. Este passo é essencial para a linha aérea concluir a fusão, embora seja em grande parte invisível para os passageiros.
No quarto trimestre, a empresa aérea deveria fusionar os sistemas de serviços computadorizados para passageiros, atualmente separados, em um único sistema, o passo final para se transformar em um única empresa, com a desaparição do código de reserva da US Airways.
O programa de viajantes frequentes da American continua sendo uma exceção entre as maiores companhias aéreas dos EUA depois que a Delta Air Lines Inc. e a United Continental Holdings Inc. trocaram a base para outorgar prêmios pela quantidade de dinheiro gasto em passagens em vez do número de milhas viajadas. As mudanças prejudicam aqueles que acumulam pontos voando muito com passagens mais baratas.
A American reforçará os prêmios para viajantes frequentes neste ano para os passageiros que comprarem as passagens mais caras, mas continuará concedendo pontos pela distância coberta.
O AAdvantage tinha 70 milhões de membros antes da fusão e o programa da US Airways tinha cerca de 30 milhões, disse a empresa aérea. O total poderia incluir algumas contas duplicadas.
Fonte: Bloomberg